domingo, 30 de dezembro de 2007

O Planeta, o Mar e o Homem





fotografias e texto principal : Trajano Paiva
Notícias e textos com referências : fontes da web citadas

Agir com consciência, simplicidade e persistência são uma das importantes decisões a serem tomadas para ajudarmos a melhorar as condições ambientais no nosso Planeta!



A Educação e a Informação, junto à ações concientes, simples e contínuas, como a interrupção do uso diário de materiais não recicláveis (sacos plasticos por exemplo), podem fazer a diferença a médio e longo prazos.
Temos sempre que ter em mente, que
não poderemos comprar outro Planeta Terra no "Shopping do Universo" !
"O Planeta Terra" é o ÚNICO LUGAR DE QUE DISPOMOS PARA VIVER. Temos a obrigação, como seres pensantes e racionais que somos, de transforma-lo sempre para melhor.
Quando visamos puramente o lucro, sem um planejamento racional dos recursos naturais, com ações imediatas que tomamos no cotidiano, não estamos pensando no futuro das crianças que hoje vivem. Certamente sem água potável e/ou alimento limpo, não poderemos nos sustentar apenas com "ações($) e/ou moedas($$)".







Plantemos Árvores sempre que pudermos !

O Planeta precisa de milhões delas!
Esse será o nosso lucro, o nosso futuro !




Vamos divulgar e ensinar ações que beneficiem a Saúde do Nosso Planeta como conservar a qualidade de nossas águas e do ar!
Deus nos concedeu a sabedoria para observar, aprender e mudar!

Não temos tempo a perder !!
Temos Urgência !




E a Água ?

Os Oceanos compreendem cerca de 71% da superfície do Planeta e são o principal responsável pela captura de Carbono da Atmosfera.
Uma das principais metas do combate ao Aquecimento da Atmosfera Terrestre é evitar a acidificação da água dos oceanos ( O PH normal dos oceanos é cerca de 8).

A diminuição do PH, ou o processo de acidificação da água do mar para valores mais baixos, causados pela absorção excessiva de carbono contido na atmosfera, acarreta na mudança da dinâmica das populações do Fitoplâncton ( as algas microscópicas) que são a base da cadeia alimentar dos Oceanos.
As algas microscópicas são o alimento das larvas de moluscos, crustáceos, peixes e através do processo da fotossíntese, captura o carbono da atmosfera durante o dia produzindo oxigênio. A noite o processo é inversso.

Eis o Importante Equilíbrio o qual não podemos ficar sem !



Os Oceanos são a Principal Fonte de toda a Vida no Planeta !

Turistas procuram hoje os polos porque acham que determinadas regiões não poderão ser
mais vistas com as carcterísticas naturais que possuem por séculos.
Nos últimos 100 anos, principalmente após a primeira guerra mundial, adicionamos quantidades concideráveis de poluentes na fina e frágil atmosfera do Planeta.

Alguns documentários, nos mostram bem esses fatos!

"Uma Verdade Inconveniente"
"O Planeta Branco" - Produção francesa
" O Planeta Terra" - Série da BBC
" A Era do Gêlo 2" - (desenho animado que passa bem o recado para as crianças)!

e muitos outros ...



As Florestas tropicais, imprecindiveis à saúde do Planeta por capturar e converter o carbono da atmosfera, ajudam também a reter a humidade no solo contribuindo com o equilibrio do clima.


















A água doce que precisamos para viver existe apenas nos Lagos, Rios e nos Polos, Sul e Norte, com todo o gêlo que tem !



As Fontes de água doce existentes no subsolo que ainda estão sendo identificadas e quantificadas, devem ser protegidas e preservadas !
São patrimônio da Vida, do Homem !



A Energia que precisamos para viver :








Antes de tomarmos decisões para tentarmos solucionar os problemas que nos afetam diretamente e indiretamente, devemos agir com cautela para amanhã não nos arrependermos ao presenciarmos resultados ruins para a Saúde do Planeta.

A Ciência existe para nos ajudar na tomada de uma decisão de
relevante importância para as atividades do ser Humano. Ao tomarmos o caminho mais fácil, mais lucrativo HOJE, podemos estar caminhando em direção a um problema mais difícil, mais caro ou até mesmo impossível de ser solucionado amanhã.

LIMPAR O MEIO AMBIENTE É MUITO MAIS CARO DO QUE GASTAR COM A PESQUISA PARA MÉTODOS EFICAZES DE SUSTENTO E PRODUÇÃO!
AÇÕES IMEDIATISTAS QUE VISAM EXCLUSIVAMENTE UMA SOLUÇÃO RÁPIDA E LUCRATIVA IRÃO GERAR PREJUÍZOS MUITO MAIORES DEPOIS, PARA TODOS !

Pesquisar bem, estudando métodos e técnicas de produção através de fontes seguras, fontes que já tenham obtido resultados significativos em benefício do aprimoramento das condições ambientais, tornam a tomada de decisão mais segura e produtiva.


Precisamos de Energia Sim !

Precisamos Hoje de Energia Limpa!
Para nos Alimentar, Aquecer, Mover,Trabalhar.
Temos que cuidar do meio ambiente para não nos destruirmos, causando danos que podem tornar-se irreversíveis futuramente pondo em risco a SAÚDE DO PLANETA, O AR que respiramos , A TERRA que usamos para plantar e AS ÁGUAS que precisamos para beber !

A Terra, é UNICA !


Fotografia NASA


Revista Science comenta destruição da Amazônia para biocombustíveis

Agência EFE

WASHINGTON - O desmatamento da Amazônia brasileira para dar lugar ao cultivo de vegetais voltados para a produção de biocombustíveis foi comentado em estudo publicado nesta quinta-feira na revista 'Science'.

O artigo diz que a destinação de terras para plantações de vegetais que são usados na produção de biocombustíveis aumenta a emissão de carbono na atmosfera, o que piora o problema da mudança climática em vez de resolvê-lo.

Segundo Joe Fargione, cientista da organização de defesa do meio ambiente The Nature Conservancy, a pesquisa teve como objetivo determinar se este tipo de mudança no perfil dos terrenos é válida.

Fargione diz que a conversão de terras com resíduos vegetais (combustíveis de origem vegetal) para a produção de óleo de palma na Indonésia e o uso de trechos da Amazônia brasileira para plantações de soja produziu a maior liberação de carbono na atmosfera.

- Todos os biocombustíveis usados até agora provocam a destruição do habitat, direta ou indiretamente - afirmou o cientista. - A agricultura global já produz alimento para seis bilhões de pessoas; a produção de biocombustíveis exigirá que mais áreas sejam transformadas em terras agrícolas.

Segundo o relatório do estudo, as conclusões obtidas estão de acordo com observações anteriores, no sentido de que a maior demanda de etanol está provavelmente contribuindo para o uso agrícola de áreas da Amazônia brasileira.

Por outro lado, os agricultores americanos que tradicionalmente produziam milho e soja de maneira alternada agora se dedicarão a plantar exclusivamente milho para atender à demanda do biocombustível produzido a partir deste vegetal.

Além disso, diz a pesquisa, os agricultores brasileiros estão plantando cada vez mais soja e, com isso, estão desflorestando a floresta amazônica.

De acordo com Fargione, os resultados do estudo mostraram que terrenos de florestas e pastos convertidos para cultivos destinados à produção de biocombustíveis liberam na atmosfera mais carbono do que o retido com o uso deste tipo de combustível.

- Estas regiões naturais abrigam muito carbono. Por isso, transformá-las em terras de cultivo significa a emissão de toneladas de carbono na atmosfera - disse o cientista. - Se há o desejo de atenuar o aquecimento global, simplesmente não faz sentido dedicar terras virgens à produção de biocombustíveis.

Jimmie Powell, diretor do departamento de energia da The Nature Conservancy, disse que, na busca de soluções para a mudança climática, "é preciso ter certeza de que o remédio não será pior que a doença. Não é possível se dar ao luxo de omitir as conseqüências de destinar terras a cultivos para biocombustíveis".

Powell acrescentou que insistir nessa idéia pode significar que, sem querer, haja a promoção de alternativas energéticas "piores do que os combustíveis fósseis".

Cientistas afirmam que todos os combustíveis devem ser avaliados de acordo com o impacto que tenham no aquecimento global.

- É necessário aplicar diversos enfoques de maneira simultânea para resolver a mudança climática, não existe uma solução mágica - diz Powell, acrescentando que alguns biocombustíveis podem ajudar, mas só se forem produzidos sem que haja a conversão de terrenos nativos para uso agrícola.

Criada em 1951, a The Nature Conservancy é uma organização independente que luta pela proteção de terras ecologicamente importantes no mundo todo.

É importante pensarmos na quantidade de CO2 ( gas carbônico) presente na atmosfera de hoje. O CO2 já ultrapassou o limite máximo tolerável para a saúde do Planeta e do Homem que é de aproximadamente 350 ppm ( partes por milhão).

Hoje o valor de 390 ppm de CO2 contido na atmosfera, ainda cresce exponencialmente.
Temos urgência em pesquisar e encontrar métodos para fixar e reduzir ao máximo as emissões de CO2 para não ameaçarmos ainda mais o Nosso Futuro no Planeta, ou seja, o futuro das gerações vindouras.
As crianças não devem pagar com sofrimentos e dificuldades futuras, por consequência pelo que fizemos de errado no passado e pelo que ainda estamos fazendo hoje !
Qualquer decisão e ação que tomamos é fundamental para o corte das emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
Outro fator é a acidificação das águas dos oceanos que ocorre hoje e pode comprometer a saúde da cadeia alimentar dos oceanos.
A acidificação dos mares está diretamente corelacionada a concentração do gás carbonico na atmosfera.



Veja no link à esquerda abaixo ( sobre reciclagem em inglês e potuguês)



CURRENT MOON



Current CO2 level in the atmosphere




VIDEOS








Quinta-feira, 21/01/2010 - fonte: Globo.com / RJTV
Na Praia do Diabo, uma enorme mancha de sujeira pode ser vista do alto. Línguas negras podem ser vistas nas praias de São Conrado e de Copacabana.

Carbon Capture, Sequestration and Reuse: The Basics - Videos - The Earth Institute, Columbia University

















Nenhum comentário: